5 Trilhas sonoras de filmes que você precisa apreciar!
Você já se deparou com aquela trilha sonora bacana escutou tocar em um filme e ficou com aquele som na sua cabeça? Quem nunca passou por isso em algum momento da vida? É por essa razão que nós listamos aqui algumas das trilhas sonoras mais marcantes de toda história do cinema e cujas músicas você precisa ouvir, pois não somente as trilhas instrumentais e orquestradas (ou como dizemos em Inglês, “scores”) do filme são momentos marcantes, mas também aquelas músicas que têm mensagens boas e edificantes e que nos movem para frente. No final, 3 menções honrosas, porque de uma forma ou de outra, não poderiam ficar de fora!
- Guardians of the Galaxy 1 e 2 (2014-2017)
Vamos começar com algo mais recente e cheio de músicas marcantes: os dois filmes da cinessérie “Guardians of the Galaxy”, ou Guardiões da Galáxia, série que é parte integrante do Universo Cinemático da Marvel (UCM) nos cinemas, ou em Inglês, Marvel Cinematic Universe (MCU).
Dirigidos por James Gunn e inspirados em uma série de quadrinhos bastante obscura e desconhecida do grande público, os filmes contam com uma trilha sonora contendo clássicos musicais dos anos 60, 70 e 80, e por aí vai. O personagem protagonista que lidera o elenco, Peter Quill, ou Star Lord (Chris Pratt) tem um aparelho de walkman, o antigo toca-fitas portátil, e um fone de ouvido, e enquanto vive suas aventuras, escuta as músicas que seu pai escutava em seu tempo. A trilha conta com artistas que são verdadeiros medalhões da antiga gravadora Motown, como Jackson 5 (I Want You Back), Marvin Gaye (Ain’t No Mountain High Enough), entre muitos outros, como David Bowie (Moonage Daydream), Mark James (Hooked on a Feeling), ELO (Mr. Blue Sky), Fleetwood Mac (The Chain), Sam Cooke (Bring It On Home to Me), George Harrison (My Sweet Lord), Cheap Trick (Surrender), Cat Stevens (Father and Son) e muitos outros.
A trilha sonora contem diversos temas marcantes, músicas que grudam na cabeça. Para os mais novos pode ser meio estranho escutar, muito embora a gente crê que esses clássicos não tenham perdido seus encantos ao longo dos anos, e para os mais velhos, do alto de seus 40, 50 anos de idade, será com certeza um verdadeiro deleite nostálgico. A nostalgia foi tão longe nessa série de filmes que a última música da trilha do segundo filme (que é inédita) conta com a participação de nada mais nada menos que David Hasselhoff, astro da antiga série Super Máquina, de 1982 e da série Baywatch, de 1989, estrelada por ele e a modelo Pamela Anderson.
Aqui deixaremos a playlist contendo todas as músicas dos dois filmes para você escutar e se divertir:
https://youtube.com/playlist?list=PLEijU2q67K_twQnJ06-3DnrvsAdEii_MQ
- Top Gun (1986)
Para nossa segunda escolha, um dos filmes mais marcantes dos anos 80 e da carreira do astro Tom Cruise, também protagonista da série de filmes Missão: Impossível. Trata-se de Top Gun – Ases Indomáveis, dirigido pelo falecido diretor Tony Scott (1944-2012, irmão de Ridley Scott, diretor de Alien, Gladiador e Blade Runner). No filme, Cruise é Pete “Maverick” Mitchell, um aviador que tem que superar seu gênio intempestivo para se tornar o melhor dos melhores na escola de aviadores, enquanto vive um romance com a jovem Charlie Blackwood. O filme também conta com atores de peso como Tim Robbins, Val Kilmer e Michael Ironside. Um verdadeiro clássico das telonas que inclusive teve continuação agora recentemente, “Top Gun: Maverick” (2022), dirigido por Joseph Kosinski.
Mas vamos focar no filme original e sua trilha sonora: temos artistas que estavam em voga nos anos 80, como Kenny Loggins que fez o ótimo tema “Danger Zone” e ainda aparece com outra composição. Temos a cantora Berlin com seu famoso tema romântico “Take My Breath Away”, temos o grupo Cheap Trick aqui novamente com a música “Mighty Wings”, temos também o Miami Sound Machine, hoje mais obscuro, mas que fez o conhecido tema “Hot Summer Nights” e por fim temos Larry Greene com a música “Through the Fire”. Na nossa opinião, temas e músicas inesquecíveis, e que temos certeza que todos vão gostar de ouvir.
Por isso, também deixaremos aqui o link para você ouvir a trilha sonora. Aconselhamos também assistir este clássico filme dos anos 80 para conferir a sequência de 2022.
https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nJjdgik_Rti2oI31OdEd2RDUNGbW6NSPs
- The Lion King (1994)
Um dos filmes mais famosos e memoráveis da Disney, a animação conhecida aqui como O Rei Leão, dirigido por Rob Minkoff e Roger Allers, hoje ambos fora da Disney, é uma das histórias mais emocionantes e dramáticas das animações. Simba é um leão que herdará o trono de seu pai, o rei Mufasa, mas seu tio Scar quer tomar o trono para si. Simba tem seu pai morto, foge, mas aprende que não pode fugir o resto da vida de suas responsabilidades, nem de seu passado, e nem mesmo de sua herança, e retorna para tomar o que é dele por direito, para o bem de todos no seu reino. A história é conhecida por ser uma versão infanto-juvenil da peça Hamlet, de William Shakespeare, e dadas as devidas proporções entre uma história e outra, faz todo sentido encará-la desta forma.
A trilha sonora da animação também ficou igualmente conhecida e celebrada, contendo não só temas, ou scores, maravilhosos de Hans Zimmer, mas também músicas belíssimas do compositor Elton John, como “Circle of Life” e “Can you Feel the Love Tonight”, além é claro de outros temas conhecidíssimos compostos por Elton e Tim Rice, como “Hakuna Matata”, “Be Prepared” e “I Just Can’t Wait to Be King”.
Um filme muito belo, com mensagens edificantes sobre família, herança e responsabilidades, e uma trilha sonora irretocável (que também vamos deixar aqui), para pais e filhos assistirem muitas e muitas vezes. O Rei Leão é um daqueles clássicos no sentido literal da palavra, pois os clássicos não costumam contar aquilo que aconteceu; eles contam aquilo que ACONTECE, nunca ficando datados, superando, portanto, a barreira da época em que foram feitos.
Ouça a trilha sonora:
https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kPIfQAVAzt7qNomrkOH6v_zXiewHSXDEI
- Forrest Gump (1994)
Mais um filme emocionante e com mensagens verdadeiras de superação e caridade, Forrest Gump é uma história para todas as eras. Conta a história de um jovem que dá nome ao filme, interpretado por Tom Hanks, que passa por diversos momentos históricos em sua vida, e em todos esses momentos acaba sendo o cara certo na hora certa sem querer ter sido. O roteiro do filme mostra que para o homem simples que tem fé e coragem, e que vê a realidade a sua volta, mesmo com uma condição de saúde que o limita, as coisas simplesmente acontecem da forma que tem que acontecer. A vida, como o próprio personagem atesta no filme, é como uma caixa de chocolates, em que nunca sabemos o que vamos encontrar.
Por ser um filme com acontecimentos históricos diversos, a trilha sonora do filme retrata cada um dos eventos pela qual Forrest passa, e claro, conta com artistas de muito peso! Temos Joan Baez cantando “Blowin’ in the Wind”, uma música de Bob Dylan, temos “Hound Dog” do inigualável Elvis Presley, temos The Beach Boys com sua “Sloop John B”, temos The Mamas and the Papas com a famosa e clássica “California Dreamin’”, também temos “Break on Through” e “Soul Kitchen” dos The Doors, Simon & Garfunkel com “Mrs. Robinson”, temos o tema do faroeste Butch Cassidy, “Raindrops Keep Fallin’ on my Head” cantado por B.J. Thomas (autor da bela composição “Rock and Roll Lullaby”), temos ninguém menos do que Jimi Hendrix com “All Along the Watchtower”, temos novamente Fleetwood Mac com sua “Go You Own Way”, e muitas outras mais!
Ou seja, temos aqui mais uma trilha sonora super nostálgica para os mais velhos, e que os mais novos podem procurar e passar a ouvir esses vários artistas de gêneros musicais diversos que fizeram história com suas belas canções e continuam inspirando um monte de gente.
Tudo que podemos dizer a você é que invista seu tempo nestes momentos inesquecíveis da música! Você não vai se arrepender! Eis a trilha sonora:
https://youtube.com/playlist?list=PLq_6wXJhooZNrHqOq-PLaEQ-VFpgtNc4V
- Back to the Future 1, 2 e 3 (1985-1990)
Chegando no final de nossa lista (quase isso), temos a trilogia mais inesquecível da história: “De Volta para o Futuro”. Muitos se lembram dos três filmes da série, mas a sua música também se tornou igualmente reconhecida, principalmente para quem cresceu nos anos 80, muito embora muitas pessoas se perguntam quem é esse ou aquele artista que cantava essa ou aquela música.
A história, muitos conhecem: é sobre um jovem, Marty McFly (Michael J. Fox), que tem um amigo cientista, Doutor Emmett Brown (Christopher Lloyd), e que juntos viajam no tempo. No primeiro filme, ele teve que consertar o casamento de seus pais e dar uma nova perspectiva para o velho. No segundo, ele acabou estragando toda sua linha do tempo e teve um big de um trabalho para arrumá-la, e por fim no terceiro longa, a viagem de Marty e Doc Brown termina de forma estilosa no faroeste, em uma aventura com muita bala, areia e uma gangue de mal-encarados. Mas, como diz o Doutor Brown no filme, com dedicação, tudo é possível, e os dois terminam como bons e fiéis amigos que viveram uma das maiores aventuras do cinema pelo tempo e pelo contínuo-espaço, regada a muito plutônio e 1.22 Gigawatts, tudo acomodado em um estiloso DeLorean.
Mas… GREAT SCOTT! A trilha sonora!! Quase nos esquecemos dela! Pois bem, temos aqui o grande cantor oitentista Huey Lewis, com sua banda Huey Lewis and the News cantando o tema do primeiro filme, “The Power of Love” e a música “Back in Time”. Estilosos esses temas, com seus sintentizadores, guitarras e saxofones, o cheiro de anos 80 se sente de longe! Também temos aqui “Johnny B. Goode” do saudoso guitarrista Chuck Berry cantada e tocada por Marty no filme. No segundo filme, o destaque fica por conta de “I Can’t Drive 55”, do roqueiro Sammy Hagar, que foi vocalista da banda Van Halen em sua segunda encarnação, e no terceiro filme temos os barbudos do ZZ Top fazendo a festa com “Doubleback” e mais algumas outras coisas… como diriam no interior americano: “yyhaa”!
Portanto, volte no tempo e curta mais este clássico do cinema, escutando estas trilhas inesquecíveis, além é claro da trilha instrumental de Alan Silvestri:
https://youtube.com/playlist?list=PLFd4lq10xBReJfVlbSL9i_rk2RMveCyO4
Mas espere, não pare de ler ainda!!!! Algumas menções honrosas aqui que eu não poderia deixar de citar:
- Karate Kid
O filme Karate Kid de 1984 tem também uma trilha sonora sensacional, além de ser uma história de superação como nenhuma outra. Deixamos aqui a trilha do filme e destacamos a ótima música “The Moment of Truth”, da banda Survivor, outra autêntica banda dos anos 80. Portanto, caro gafanhoto, vá tirar cera do carro e curtir esta trilha:
https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nAS18eyYZYsRuQYWff1TUSLyXhN1d1dZo
- Highlander
O filme Highlander, de 1986, nos mostra que a eternidade tão desejada pelo ser humano aqui neste mundo pode não ser uma coisa muito boa, mas nos deixa com uma história edificante, emocionante, e com uma trilha sonora fantástica composta por ninguém menos do que a banda Queen, e seu grande frontman Freddie Mercury. Aqui não precisamos fazer muitas apresentações, apenas destacamos clássicos do Rock como “Princes of the Universe”, “A Kind of Magic”, “Who Wants to Live Forever”, “One Vision” e “Hammer to Fall”, todas escritas especificamente para o filme. E, como é de praxe, é sempre bom reforçar o lema dos imortais: “there can be only one” (só pode haver um); confira a trilha do Queen:
https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nAS18eyYZYsRuQYWff1TUSLyXhN1d1dZo
- James Bond
E para fechar as menções honrosas, qualquer filme da série James Bond tem também músicas marcantes de tirar o fôlego. Portanto, deixamos aqui a indicação para assistir a maleta de filmes do espião britânico e curtir suas estilosas e inesquecíveis músicas:
https://youtube.com/playlist?list=PLD4A8sYoLfVckUYSDMdFUeMSJO0DCIGPt
Agora… você sabia que na The House temos semanalmente uma aula exclusiva para os alunos aprenderem sobre pronúncia e vocabulário usando músicas? Isso mesmo! Porque quem canta não apenas seus males espanta, mas também melhora bastante o Inglês!!!
O que achou? Gostou? Comente e se divirta com filme, pipoca e boa música!